Código de conduta Klingspor
Este código de conduta descreve de uma forma clara e compreensível o sistema de valores fundamentais da Klingspor. Se não tiver a certeza de como agir numa determinada situação, este código de conduta pretende ajudá-lo a encontrar a melhor solução.
Quem somos
A Klingspor é uma empresa familiar com uma tradição de mais de 120 anos. Fundado na Alemanha, o Grupo Klingspor está presente atualmente em todos os continentes com 35 filiais.
Uma base importante para este sucesso tem sido a nossa cultura empresarial que assenta nos seguintes pilares:
- a integridade do nosso negócio
- a sustentabilidade do nosso crescimento
- a qualidade e segurança dos nossos produtos
- a dinamização da inovação
Integridade do nosso negócio
A integridade e a equidade determinam a nossa política comercial e a nossa conduta. Para qualquer dos nossos funcionários em qualquer parte do mundo isso significa que, em caso de dúvida, pode sempre guiar-se pelo seguinte lema:
"A Klingspor espera sempre dos funcionários e dos administradores um comportamento justo e integro, tanto a nível interno como externo!"
Respeito pela legislação
Escusado será dizer que respeitamos a legislação aplicável nos países dos nossos locais de produção, assim como todas as diretivas e instruções internas. O sucesso comercial da Klingspor apenas é possível num ambiente concorrencial justo. Por isso, evitamos qualquer comportamento competitivo injusto, em especial acordos anticoncorrenciais com clientes, fornecedores ou concorrentes e qualquer violação da lei da concorrência. Devido à legislação muitas vezes vasta é necessário que, especialmente na comunicação com concorrentes, mesmo em associações, não se troquem acidentalmente informações relevantes para cartelização.
Sem discriminação
Não toleramos nenhuma forma de discriminação com base na etnia, nacionalidade, sexo, origem cultural, raça, idade, deficiência, convicções religiosas ou orientação sexual. Qualquer forma de assédio sexual ou moral é proibido no Grupo Klingspor.
Uso responsável da propriedade da empresa
Tratamos a propriedade da Klingspor como se fosse nossa, mas não para fins privados nem a colocamos à disposição de terceiros. Qualquer exceção a este princípio exige a autorização prévia das autoridades superiores. Do mesmo modo, as informações internas da empresa, em especial todos os segredos comerciais e de negócio, apenas podem ser usadas, guardadas ou reproduzidas no interesse da boa gestão.
Antecipação de conflitos de interesses
Conflitos de interesses acarretam frequentemente riscos para a empresa e colocam os funcionários afetados numa situação de caráter pessoal que dificulta uma tomada de decisão correta ou leva a crer que uma conduta correta no interesse da empresa pode estar em risco. Por isso, e sempre que possível, queremos evitar antecipadamente conflitos de interesses. Como funcionários da Klingspor não assumimos, por isso, qualquer função em empresas de concorrentes, clientes ou fornecedores e também não temos qualquer participação financeira nelas (a não ser que se trate de uma sociedade cotada em bolsa ou exista uma permissão das autoridades superiores).
De um modo geral quaisquer relações familiares, pessoais ou financeiras, que possam influenciar negativamente uma tomada de decisão objetiva numa determinada situação, devem ser comunicadas às autoridades superiores, para que se possa encontrar a melhor forma de proceder nesse caso.
Durante o horário de trabalho diário todos os funcionários dedicam a sua força de trabalho à empresa, ou seja, não são exercidas atividades secundárias para outros empregadores nem outras atividades de caráter privado.
Sem corrupção
No Grupo Klingspor não aceitamos nenhum tipo de corrupção. Poderá encontrar informações detalhadas e orientações sobre o tema da corrupção na nossa diretiva anticorrupção que é vinculativa em todo o Grupo Klingspor.
Mesmos pequenos casos locais de corrupção podem ter efeitos negativos generalizados por todo o Grupo Klingspor além das consequências legais, pois a reputação da Klingspor pode ficar manchada em todo o mundo e porque, por exemplo, os grandes clientes internacionais podem fazer ajustes imediatos à sua colaboração. Por isso, todos os funcionários e os administradores no Grupo Klingspor são exortados a lutar de forma rápida e conclusiva contra qualquer caso de corrupção e gerir da mesma forma a relação com parceiros de negócios corruptos.
No contexto do tema da corrupção nós, na Klingspor, com base na nossa posição/função, não devemos exigir de um outro colega - sobretudo um funcionário numa posição inferior – prestações de serviços para fins privados ou receber bens privados, aos quais não teríamos acesso de outra forma.
Segurança das TI
Como funcionários da Klingspor comprometemo-nos a respeitar as precauções de segurança e as instruções tomadas pelo departamento de TI na sede da empresa em Haiger e que visam evitar perdas de dados e proteger contra a criminalidade informática.
Garantimos que a utilização de aparelhos a nível empresarial é sempre feita de forma responsável, para evitar a perda ou danos em ficheiros e sistemas informáticos. Além dos cuidados de caráter geral, deve garantir-se que em dispositivos portáteis apenas são guardados os dados necessários, sendo apagados os dados que já não forem relevantes.
Respeitamos a legislação sobre a proteção de dados, não só no que diz respeito aos dados pessoais dos funcionários, como também no tratamento de dados de terceiros, por ex. clientes e fornecedores.
Sustentabilidade do nosso crescimento
A sustentabilidade do nosso crescimento refere-se ao nosso negócio e também aos nossos funcionários e locais de produção.
Interação com parceiros de negócio
Um crescimento sustentável apenas é possível quando compreendemos como atrair novos clientes e como estabelecer uma relação duradoura com os clientes existentes para beneficio mútuo. Para o conseguir é necessário que o foco esteja sempre no abastecimento eficaz dos nossos clientes em todos os processos principais e secundários dentro de todo o Grupo Klingspor. Mesmo os funcionários em departamentos que não têm qualquer contacto com clientes devem ter sempre em mente que são um elo na cadeia de fornecimento dos nossos clientes. Por isso, a noção de serviço de apoio ao cliente aplica-se não só a clientes externos, como também a clientes internos dentro do Grupo Klingspor ou entre departamentos.
Ouvimos os nossos clientes e damos respostas claras e compreensíveis. Reagimos rapidamente a pedidos e desenvolvemos soluções proativas. Tratamos os nossos clientes com confiança e cumprimos o que prometemos. Quando confrontados com novos desafios esforçamo-nos sempre por encontrar uma solução construtiva para o cliente e para a Klingspor.
Mesmo com os fornecedores habituais fazemos por estabelecer uma parceria duradoura. Valorizamos a execução sempre construtiva e profissional de todos os acordos e a procura construtiva em conjunto de novas soluções. Tal como acontece com os nossos clientes, a comunicação com os fornecedores deve ser sempre clara, vinculativa e dirigida ao processamento rápido de questões em aberto.
Colaboração dentro do Grupo Klingspor
Estamos convencidos de que os níveis hierárquicos planos, o acesso direto a qualquer momento dos funcionários aos seus superiores e a relação duradoura de colaboradores reconhecidos, são requisitos essenciais para um sucesso duradouro e para conseguirmos reagir rapidamente às necessidades em mudança.
Trabalhamos de forma construtiva, respeitosa e confiável. Isso inclui não só a reação rápida aos pedidos dos colegas, mas também a comunicação aberta e honesta entre nós, de forma a analisar e solucionar problemas.
Como funcionários da Klingspor agimos e decidimos de forma orientada e responsável. Temos consciência de que colegas e superiores dependem de o nosso trabalho ser feito corretamente, dentro do prazo e de forma fiável.
A cultura de inovação e o processamento responsável envolve também uma abordagem responsável a falhas, quando uma medida razoavelmente bem planeada e executada corretamente permanece sem sucesso.
Não é só em países e regiões onde o consumo de álcool, etc. é proibido que se aplica o princípio de não consumir álcool, etc. durante o horário de trabalho.
Nas refeições de negócios e eventos semelhantes deve também haver moderação.
Comportamento no dia-a-dia empresarial
O nosso comportamento perante os nossos parceiros, colegas e funcionários é sempre educado e correto. Temos consciência de que a nossa aparência e o nosso comportamento em palavras e ações exprime sempre a nossa imagem e a imagem da Klingspor e, por isso, esforçamo-nos constantemente por apresentarmos uma conduta profissional que reflita os valores descritos neste código de conduta.
Normas de trabalho
Na Klingspor evitamos ou reduzimos ao máximo a ocorrência de riscos para pessoas e impactos negativos para o ambiente e economizamos os recursos. A segurança está em primeiro lugar, o que quer dizer que todos os nossos produtos respeitam as normas de seguranças alemãs e internacionais. Mas isso também significa que em todos os locais de produção e, em especial, nas nossas fábricas, as normas de segurança e as normais ambientais são respeitadas de forma a prevenir riscos para os funcionários.
A Klingspor rejeita qualquer forma de trabalho infantil e trabalho escravo e também não a aceita em parceiros comerciais. De acordo com isso, a Klingspor apoia as afirmações contidas na norma de trabalho essencial do ILO (International Labour Organisation).
Qualidade e segurança dos nossos produtos
A Klingspor é um fornecedor de qualidade de abrasivos. Os nossos clientes são atraídos pelos produtos de alta qualidade e pelo nosso serviço de apoio ao cliente.
A qualidade dos nossos produtos é assegurada pela nossa norma de produção muito específica independentemente do local. Por isso, cumprimos sempre os processos de fabrico determinados em cada um dos locais de produção e fabrico. A melhoria e o desenvolvimento contínuo dos nossos processos de produção assegura ao mesmo tempo a qualidade dos nossos produtos.
A segurança dos utilizadores é para nós um requisito indispensável em todos os nossos produtos e tecnologias de fabrico. Damos, por isso, muito valor à nossa filiação na organização para a segurança de ferramentas abrasivas (oSa) e saudamos a adesão de qualquer outro fabricante de abrasivos na oSa.
Cultura de inovação
O nosso grupo empresarial nos seus mais de 100 anos de história conseguiu tornar-se num dos fabricantes líder de abrasivos com mais de 35 filiais em todo o mundo apenas porque possui um espírito empreendedor que visa o desenvolvimento contínuo e sustentável do grupo empresarial.
Para isso é necessário um pensamento e um comportamento inovador em todos os níveis na empresa. Isso incorpora não só a nossa disponibilidade de questionar o que já está estabelecido assim como uma abertura para impulsionar alterações significativas de forma rápida e ativa.
Esta cultura inovadora permite, no contexto de mercados em rápida mutação e de avanços técnicos permanentes, oferecer futuramente produtos e soluções confiáveis que satisfaçam as necessidades dos nossos clientes.
Violações da conformidade
Se reparar que funcionários violaram este código de conduta, chame a atenção do seu colega de uma forma amigável. Se a infração se repetir ou existir uma violação intencional, contacte o seu superior, a administração local, a administração do MKG ou um Compliance Officer. Se, excecionalmente, isto não for possível por motivos pessoais, utilize o processo de mediação.
Processo de mediação
É do interesse da Klingspor e dos funcionários que problemas ocorridos e práticas comerciais incorretas tenham um fim. As violações de conformidade devem, por isso, ser abordadas de forma aberta e direta e solucionadas. Se, por motivos pessoais, um colaborador não puder abordar a situação abertamente, qualquer funcionário dentro do Grupo Klingspor pode contactar um mediador de forma confidencial e anónima, para chamar a atenção para práticas comerciais incorretas ou problemas sem o receio de consequências pessoais. No entanto, o processo de mediação não deve ser alvo de uso abusivo para tratar divergências do quotidiano entre um funcionário e o seu superior.
O mediador pode ser contactado por e-mail ou telefone. Contacto: omb@klingspor.de Tel. +49 (2773) 922-800.
A administração de cada filial da Klingspor tem de garantir que todos os funcionários estão informados sobre a função do mediador, bem como dos seus dados de contacto.
Stand: 27.03.2017