Velocidade mínima de rutura
A velocidade mínima de rutura é a velocidade periférica que um corpo abrasivo deve atingir no mínimo, sem rutura por força centrífuga. Ela está definida nas normas EN 12413, 13743 e 13236 e é indicada em metros por segundo (m/s). A velocidade mínima de rutura é calculada pela velocidade periférica permitida (velocidade máxima de trabalho) e um fator de segurança definido na respetiva norma EN, de acordo com a fórmula:
vbruch = velocidade de rutura [m/s]
vzul = velocidade periférica máxima permitida (velocidade máxima de trabalho) [m/s]
S = fator de segurança
Como membro fundador da “Organisation for the Safety of Abrasives” (oSa), a Klingspor dá a máxima importância à segurança das suas ferramentas. Nesse sentido, o cumprimento dos requisitos de segurança prescritos pelas normas é rigorosamente controlado. Isso inclui, entre outros, o teste especificado da segurança contra rutura por teste centrífugo (denominado teste de fragmentação), no qual a ferramenta a testar (por ex., disco flap, disco de corte, rodas de lixa) é acelerada num banco de ensaios adequado com uma rotação crescente derivada da força centrífuga até à velocidade mínima de rutura e, na Klingspor, ainda se vai um pouco mais além.
Para cumprir os requisitos da norma EN 13743 a ferramenta testada não poderá sofrer qualquer rutura neste teste.
O comprovativo da segurança contra rutura é realizada através de uma amostragem de 1000 discos flap, discos de corte/de desbaste, rodas de lixa, etc. produzidos. Dessa forma, o utilizador tem a certeza que pode confiar na máxima segurança, testada conforme as normas e diretivas em vigor, dos produtos Klingspor.
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